Ao consultar a listagem de Ordens de Produção irá visualizar duas barras de progresso em cada uma das Ordens de Produção listadas.

Por omissão, é mostrado com maior destaque a barra de progresso de operações realizadas na OP. Alternativamente, pode consultar também o progresso de unidades concluídas.

Na imagem, do lado esquerdo é possível ver o progresso de operações realizadas e do lado direito a percentagem de unidades acabadas.

O que é o Progresso de operações realizadas?

O Progresso de operações realizadas indica a percentagem de operações obrigatórias que já foi realizada em cada uma das Ordens de Produção. Esta percentagem é obtida da seguinte forma: 

% progresso OP = Tempo previsto operações trabalhadas / Tempo previsto operações pedidas 

Este valor é calculado utilizando os tempos standard definidos nas operações e não tem em conta operações opcionais, sem registo de tempo/quantidade ou de recuperação (pois o impacto que têm no tempo previsto de produção é imprevisível).

O que é o Progresso de unidades acabadas?

Este valor indica a percentagem de produtos que já foram terminados. Isto é, produtos cuja última operação do fluxo já foi realizada. Este valor é obtido através de:

% unidades acabadas = Quantidade de produto acabado / Quantidade pedida

Perguntas frequentes

Porque é que já realizei operações e não tenho progresso?

Se as operações realizadas forem opcionais, de recuperação ou sem registo de quantidade/tempo, não serão contabilizadas no progresso. Além disto, uma vez que este valor é calculado através do tempo standard das operações, caso as operações realizadas representem uma parte pouco significativa do tempo total, o valor de progresso pode ser muito reduzido.
 

Como pode o Progresso de operações realizadas ser superior ao Progresso de unidades acabadas?

Pode acontecer, caso já tenha realizado várias operações dos produtos pedidos sem que tenha concluído os mesmos. Ou seja, já se avançou na produção, mas ainda não se obtiveram produtos acabados.

Como pode o Progresso de unidades acabadas ser superior ao Progresso de operações realizadas?

Acontece caso tenha saltado operações no fluxo do produto. Isto é, se, por algum motivo já se realizou a última operação do fluxo do produto mas ainda não foram realizadas todas as operações que deviam ter sido efectuadas antes.

Did this answer your question?