A funcionalidade Planos de Produção permite calcular a carga actual e capacidade da sua fábrica para aceitar novas encomendas, com base nas ordens de produção em execução num determinado período e, com isto, planear melhor a sua produção. 

Os Planos de Produção são gerados através das Encomendas. Permitem planear Ordens de Produção (OP) para Encomendas que ainda não estão planeadas, criando um novo plano de produção onde poderá criar novas OPs, permitindo que sejam planeadas para o melhor momento.


Como?

Passo 1

Pode criar um novo Plano de Produção em Painel de Gestão -> Planeamento -> Planos de Produção. De seguida, basta clicar em Adicionar Plano de Produção.

Passo 2

Na nova janela, é necessário definir:

  1. Código do novo Plano de Produção (por exemplo: "Plano semana 21");
  2. Selecionar a opção de criação de OP por Expedição ou por Produto:
    a) Se criar uma OP por Expedição, serão criadas OP para cada data de expedição nas Encomendas.
    b) Se criar uma OP por produto, será criada uma OP por cada data de expedição nas Encomendas mas serão visualizadas separadas por produto.
  3. Caso os produtos pedidos nas Encomendas necessitem de sub-produtos para serem produzidos, podem também criar-se as OP para os sub-produtos, selecionado a opção com o mesmo nome.

Passo 3

O próximo passo é a selecção das Encomendas para as quais se pretendem criar OPs. Basta seleccionar as Encomendas pretendidas com um clique na listagem.
O vídeo seguinte mostra como o fazer:


Passo 4

O ecrã seguinte mostra uma pré-visualização das OPs que serão criadas no seu Plano de Produção, com base nas Encomendas selecionadas anteriormente. 

Os códigos e quantidades das OPs podem ser modificados. Clicando em Guardar Plano de Produção, criará o plano de produção e serão geradas as OPs necessárias para satisfazer as encomendas selecionadas - que ficarão em modo rascunho.

Passo 5

As novas Ordens de Produção serão mostradas num calendário, de acordo com as seguintes regras:

  1. data de fim igual à data de expedição definida nas encomendas;
  2. data de início é calculada tendo em conta:
    a) o lead time do produto (definido no próprio produto);
    b) um período standard de 15 dias (caso o produto não tenha lead time definido)

Neste calendário é possível deslocar as barras correspondentes às Ordens de Produção no tempo, expandir ou contrair os períodos, planeando melhor as datas de início e fim das mesmas.

Está ainda disponível um cálculo de carga com base nas OPs já em curso e nas que ainda está a planear. A carga calculada será actualizada à medida que altera as novas Ordens de Produção.

As cargas são calculadas da seguinte forma:

Carga diária de uma Ordem de Produção = soma do tempo estimado de todas as operações* / nº de dias planeado para a Ordem de Produção
Carga diária = soma de todas as cargas diárias de todas as Ordens de Produção para uma data específica

*excluindo operações opcionais, s/registo de tempo, s/registo de quantidade, recuperação

Quando terminar o planeamento desejado, basta gravar o novo plano de produção clicando no botão "Validar plano e criar Ordens de Produção".  

As novas Ordens de Produção serão criadas e ficarão visíveis no menu Ordens de Produção.

Did this answer your question?