Depois de ter feito as configurações necessárias para ter a sua produção reproduzida no sistema e de ter criado a sua primeira ordem de produção podemos agora inserir produções no sistema através da nossa aplicação no tablet (ou de qualquer outro dispositivo que tenha sido configurado para o efeito). Este será o interface que os trabalhadores irão usar no chão-de-fábrica para inserir no sistema o que produzem.

Há vários modos de inserção de produções mas, para já, vamos apenas descrever-lhe os vários passos de um deles.

1) Ecrã Inicial

Com o tablet ligado, desbloqueado e com a nossa aplicação aberta, é a partir do Ecrã Inicial que a inserção de produção começa. Tal como indicado, para inserir uma produção carregue em "Inserir Produção".

2) Identificação

Uma vez que, tipicamente, cada tablet é usado por várias pessoas no chão de fábrica, o primeiro passo será que se identifiquem para que o sistema saiba que trabalhador está a inserir produção nesse momento. O trabalhador deve inserir o seu número, tal como foi configurado, e carregar em "OK".

De seguida, o trabalhador só vai ver as opções que estiverem definidas na configuração do sistema e no planeamento de acordo com as suas competências, tal como estão configuradas.

3) Expedição

Caso haja Expedições com Ordens de Produção atribuídas, é neste ecrã que o trabalhador indica em que Expedição vai trabalhar. Caso não haja, este ecrã não é mostrado.

4) Ordem de Produção

De seguida deve escolher a Ordem de Produção em que vai trabalhar.

5) Produto

Neste ecrã, deve escolher em que Produto irá trabalhar.

6) Operação

Agora, escolha a Operação que irá executar para o Produto que escolheu no ecrã anterior.

7) Contagem iniciada

Após ter seleccionado a Expedição (caso exista), a Ordem de Produção, o Produto e a Operação em que vai trabalhar, o sistema inicia uma contagem.

8) Ecrã Inicial ...de novo.

Depois do trabalhador ter indicado o que vai fazer foi, de facto, fazê-lo. A contagem iniciou e regressámos ao ecrã inicial. Quando terminar a Operação que foi executar, volta ao Ecrã Inicial e carrega novamente em "Inserir Produção". Nesta altura a aplicação pode ser utilizada por outro utilizador, sem problema desde que se identifique devidamente.

9) Identificação

O trabalhador volta a identificar-se para que o sistema saiba com quem está a interagir.

10) Quantidade

Insira a Quantidade de vezes que realizou a Operação indicada. Tipicamente esta é igual à quantidade de produto intermédio produzido por essa operação, salvo excepções em que uma Operação tem de ser realizada várias vezes em cada Produto.

11) Tempo de Paragem

Insira o Tempo de Paragem, ou seja, o tempo em que esteve parado desde que indicou que ia realizar a Operação até ao momento actual. É importante ser exacto pois o Tempo de Paragem irá ser subtraído ao tempo que foi contabilizado e isso tem impacto em vários pontos do sistema.

12) Confirmar

Neste último ecrã pode ver todos os dados relativos à produção que está a inserir. Se estiver tudo conforme o que quer inserir carregue em "Confirmar".

13) Fim

A sua produção foi inserida. Poderá ver, por exemplo, no Painel Principal no módulo de Gestão e Análise, o impacto da mesma nos indicadores de Produtividade, Disponibilidade e Qualidade.

14) ...e de volta ao Ecrã Inicial.

O sistema está de novo disponível para ser utilizado por qualquer trabalhador.

Did this answer your question?